Sobre o Projeto

O Que É?

Um CicloExpresso é um grupo de crianças que vão para a escola de bicicleta, acompanhadas por adultos/as monitores/as. Tal como um “comboio” regular, o CicloExpresso tem um percurso e horário definidos, e qualquer criança pode vir nele até à escola.

Missão

Promover a mobilidade sustentável para a escola através de uma alternativa de deslocação divertida e segura, contribuindo para a autonomia e saúde das crianças.

Perguntas Frequentes

História

Em 2015, quando o seu filho fez 5 anos e já sabia manejar bem a bicicleta, um pai que queria contribuir para que mais crianças pudessem ir de bicicleta para a escola decidiu criar um comboio de bicicletas para a escola do seu filho. Obtendo o apoio institucional da Junta de Freguesia local e da Associação de Pais da Escola Parque das Nações, o primeiro comboio partiu a 25 de Maio e teve logo nesse dia a adesão de 12 crianças. Ora os pais, ora outros voluntários e por vezes elementos da Junta de Freguesia, vão garantindo desde esse dia que todas as sextas-feiras e de forma quase ininterrupta, o CicloExpresso do Oriente continua até hoje a levar crianças à Escola do Parque das Nações.

Já no início de 2017 surgiu outro CicloExpresso, o de Barrocas, em Aveiro. Também este CicloExpresso liderado por pais tem sido um sucesso e continua até hoje a levar crianças à Escola Básica das Barrocas.